domingo, 2 de novembro de 2014

E "Viva los Muertos!": curiosidades e fotos do famoso e tradicional festival mexicano

Enquanto no dia 2 de novembro no Brasil é celebrado o Dia de Finados (e quando geralmente chove), o México está em festa! O tradicional festival mexicano, "Día de los Muertos", é comemorado com muita música, dança, arte e caveirinhas de açúcar.  Confira aqui as principais curiosidades sobre esse evento do outro mundo:



Confesso que hoje me espanta o quanto o festival mexicano do Día de los Muertos conseguiu atingir outros países do mundo (e atribuo muito isso à Internet que permitiu uma maior troca cultural). Se for voltar há um pouco mais de 10 anos atrás, a imagem de uma caveira era muito ligada a cultos satânicos e possuía um significado bem subversivo. Se você visse uma pessoa com uma tatuagem de caveira, era algo do tipo "Meu Deus, ela está chamando a morte!". Agora voltando para 2014, se eu for contar quantas peças de roupas eu tenho com caveira estampada, quantos anéis de caveirinha, brincos de caveirinha, colar de caveirinha, bolsa de caveirinha, talvez eu passe o resto da minha vida (e morte) tentando contar. Aposto que muitos de vocês também cresceram assistindo o Seu Madruga explicando para a turma do Chaves que se víssemos uma garrafa com o desenho de uma caveira,.. CUIDADO, É VENENO! Até que um dia, os mexicanos mostraram para o resto do mundo que caveiras não necessariamente carregam um significado diabólico.

Pois então, o Día de los Muertos no México é celebrado de uma forma comemorativa, animada e divertida. De acordo com a cultura, é o dia em que há um encontro entre a vida e a morte, os entes falecidos vêm nos visitar e são recebidos com festança e comilança. Se você, assim como eu, tem interesse em algum dia participar desse festival, abaixo estão 5 curiosidades que você precisa saber sobre o Día de los Muertos:

1. A celebração já acontecia muito antes dos espanhóis conquistarem o território mexicano. O festival carrega muito da cultura dos maias, dos astecas e de outras tribos, que costumavam conservar os crânios dos familiares falecidos para rituais que celebravam a morte e o renascimento. Por isso a caveira é utilizada como símbolo desta data.

2. La Catrina, a famosa figura da Caveira Mexicana, é uma representação (feita pelo cartunista José Guardalupe Posada) da deusa Mictecacíhuatl, conhecida como La Dama de la Muerte. 


3. No período pré-hispânico, o Día de los Muertos era comemorado no início de agosto. Com a chegada dos espanhóis, que buscavam converter os nativos ao catolicismo, o evento passou a ser comemorado no Dia de Finados e no Dia de Todos os Santos.

4. A festança acontece nos cemitérios. As tumbas são decoradas com o retrato do ente falecido, com uma imagem ou pintura de pessoas no purgatório e com doces círios. Além disso, outros símbolos desse evento são colocados como decoração do altar: "las calaveritas", que são epitáfios ou quadrinhos humorísticos; as "calaveras dulces", ou caveirinhas de açúcar, que carregam o nome do ente lembrado; o "pan de muerto", um pão doce que possui formato de crânio; as flores, geralmente margaridas, que servem para atrair e guiar as almas dos mortos; e as oferendas, que geralmente são bebidas e cigarros para os entes perdidos e brinquedos para aqueles que morreram ainda crianças.


5. O festival Día de los Muertos foi declarado pela Unesco como um Patrimônio da Humanidade, por ser uma das mais antigas representações culturais que se manteve viva até hoje e por firmar como um encontro de pessoas que desempenham uma função social e trazem um dos traços mais ricos de uma identidade cultural.

Só para deixar vocês com um quê de "preciso assistir esse festival de perto!", abaixo selecionei algumas das fotos desse evento bárbaro feitas pelo Dondeando Por Aí:




 


 


 



Espero que tenham gostado desse post! Fico por aqui deixando para vocês um curta que representa muito da riqueza dessa cultura. Viva los Muertos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics