sexta-feira, 31 de outubro de 2014

10 filmes de terror para quem vai passar o Halloween em casa

Especial: Halloween


Sexta-feira, 31 de outubro, as bruxas estão soltas e você, assim como eu, decidiu passar o Halloween em casa. Como eu já preparei um post para os festeiros que procuram por dicas baratas de como se caracterizar para o Halloween, esse de agora é totalmente dedicado para aqueles que desejam comemorar o Dia das Bruxas sem sair de casa. Abaixo, listei 10 filmes de terror de acordo com os seguintes critérios: que contenha fatos sobrenaturais, que não dê para assistir sozinho e que te fará dormir de luz acesa. Confira:

10º. A Bruxa de Blair


Acredito que a grande maioria das pessoas já viu esse filme e, quem viu, sabe do que eu estou falando. The Blair Witch Project (A Bruxa de Blair), filme estadunidense lançado em 1999, representou um novo estilo de fazer filme de terror utilizando gravações "caseiras". Quando eu vi esse filme, eu era uma criança ainda (devia ter uns 10 anos) e tive que dormir com meus pais por uns 3 dias. A história é sobre três jovens que foram para uma floresta gravar um documentário. Depois de um ano que eles foram declarados como desaparecidos, encontraram no local as fitas das câmeras que reproduziam toda a trama que eles passaram. Eu poderia dar esse 10º lugar também para os filmes Atividade Paranormal ou Contato de 4º Grau, que seguiram nesse estilo de "fazer parecer real". Mas nesse top 10, Bruxa de Blair na minha opinião ganha porque, para dar um ar mais realista para as gravações, os atores foram largados em uma floresta apenas com uma bússula, sem comida ou lugar para dormir (e, acredite, foi muito bem sucedido).

9º. Olhos Famintos


Vi Olhos Famintos lá pelos 13 anos para nunca mais ver de novo. Lembro de assistir esse filme reunida com meus primos, apreensiva, tensa, até chegar o tio do "pavê" na janela, gritar "bu" e me matar de vez do coração. Detalhes a parte, indico esse filme (para quem ainda não viu) por, além de ser assustador, ser mais um dos clássicos produzidos pelo Francis Ford Coppola, o mesmo diretor de The Godfather (O Poderoso Chefão). Jeepers Creepers (Olhos Famintos, 2001) conta a tenebrosa história de um casal de irmãos que, no meio de uma viagem e após alguns acontecimentos, descobrem vários corpos mutilados dentro de uma igreja e, em seguida, se deparam com o assassino. Assassino este que até hoje eu não sei dizer o que é. Já pensei que era um espírito, um pássaro gigante, um espantalho (que aparece nos próximos filmes). Enfim, é horripilante! Assistam e se borrem.


8º. O Iluminado


The Shining (O Iluminado, 1980) foi baseado na obra do Stephen King (com o mesmo nome), apesar de que o filme fugiu um pouco do livro. No entanto, merece estar nos meus top 10 por ser um filme que representa um terror que me fez associar muito com aquela pegada de Clockwork Orange (Laranja Mecânica), carregado de um certo tormento psicológico. Quando percebi essas semelhanças, não digo pelo enredo, mas por todo o conjunto que compõe o filme, descobri que ambos são dirigidos pelo mesmo diretor, Stanley Kubrick (o que me fez gostar mais ainda). O filme conta a história de Jack Torrence, intepretado pelo majestoso Jack Nicholson, um pai de família, que vai trabalhar como zelador em um hotel e aproveita esse tempo para escrever um livro. À medida que o hotel vai ficando isolado por conta da neve, Jack começa a se perder para a insanidade, passando a ter contato com espíritos que já passaram por aquele hotel. Esse é um filme que todos deveriam ver. É assustador, possui um enredo excelente e a atuação do Jack Nicholson é sensacional.

7º. Annabelle



Em 7ª posição, o filme mais esperado de 2014: Annabelle. Particularmente, acredito que não precisa nem desenvolver uma história de terror em torno dessa boneca porque o simples fato de você olhar para ela em si, já é motivo para você pedir perdão pras forças divinas por todos seus pecados. Para mim, filmes com bonecos e crianças são os mais assustadores e Annabelle não deixou a desejar. O filme é, na verdade, um spin off de The Conjuring (Invocação do Mal) e conta a história da Annabelle, aquela boneca esquisita e satânica que Donna (a enfermeira do filme Invocação do Mal) ganhou de sua mãe, antes dela parar nas mãos do casal Ed e Lorraine (de Invocação do Mal). O filme é bom e assustador, mas confesso que achei Invocação do Mal melhor, talvez pelas altas expectativas que criei. Mas mesmo assim, é um filme para qualquer um borrar nas calças.
PS.: Há rumores de que pode ser feito um filme da Annabelle com o Chuck. É juntar dois filmes de terror em um só. Assim espero!


6º. O Sexto Sentido


Sim! The Sixth Sense (O Sexto Sentido, 1999), entra nos top 10 sim! E confesso que até hoje, mesmo dublado, esse filme consegue me assustar. Vi quando eu tinha uns 9 ou 10 anos e devo ter dormido por 1 semana de luz acesa. Hoje nem é mais tão assustador assim, mas como acredito que todo mundo assistiu esse filme na faixa de idade que eu tinha, sabem muito bem do que eu estou falando. O filme conta a história de Cole, interpretado pelo sumido Haley Joel Osment, um garotinho que via gente morta e que protagonizou a cena do "I see dead people" com Bruce Willis, digna de vários memes na internet. É uma história muito assustadora e tocante ao mesmo tempo. Quem nunca viu (apesar de eu não acreditar nisso), veja agora!

5º. O Exorcismo de Emily Rose


Lembro que quando eu estava no 1º colegial, alguém comentou comigo na sala de aula sobre esse filme e disse que eu jamais deveria assisti-lo às 3h da manhã porque o filme faz uma invocação do demônio. Passados alguns anos, estava eu procurando alguma coisa legal para assistir de madrugada na Sky e eis que me deparo com Emily Rose Exorcism (O Exorcismo de Emily Rose, 2005) começando exatamente às 3h. Assisti e eu achei um filme assustador, que possui um excelente enredo e a atuação sensacional da Debra Morgan (a atriz Jennifer Carpenter), que faz o papel da Emily Rose. Para muitas pessoas, o filme é extremamente assustador e se aproxima de O Exorcista. Eu fiquei assustada sim como algumas cenas, mas o que mais me intrigou nesse filme foi a discussão sobre ciência e religião. É um filme realmente fantástico. Se você nunca viu, por favor, veja! 

4º. Ju-On



Tem como um filme de terror ficar mais assustador do que ele já é? Tem se ele tiver uma versão asiática. Ju-On (O Grito) é a versão japonesa que inspirou The Grudge. Para quem viu O Grito americano e depois quiser assistir Ju-On, com certeza verá algumas diferenças no enredo e nos efeitos. Ju-On, no entanto, para mim vence pelo jeito diferencial dos asiáticos de fazer filme de terror. A impressão que eu tenho é de que o fato de não ter muitos efeitos especiais e sonoros, faz o filme ficar mais assustador ainda. A história, basicamente a mesma de O Grito americano, gira em torno de uma assistente social que vai para a casa (bem dizer abandonada) de uma idosa e é surpreendida por um garotinho (realmente assustador) que desaparece misteriosamente. Em seguida, ela passa a ser perseguida por um monte de presenças sobrenaturais. Esse filme e Ringu (a versão asiática de O Chamado) contribuíram muitíssimo para o aumento da credibilidade da indústria de filmes de terror asiática e, nessa lista, é digníssimo do 4º lugar.

3º. Invocação do Mal



O filme The Conjuring (Invocação do Mal, 2013) eu assisti semana passada para poder assistir o tão comentado Annabelle. Confesso que eu estava receosa porque passei por muitas decepções com filmes de terror produzidos de 2000 para cá. Invocação do Mal me provou que ainda há esperanças para a indústria norte-americana de filmes de terror. A história não foge muito das histórias de terror convencionais, mas a produção do filme te deixa apreensivo o tempo todo. O enredo conta a história de um casal de demonologistas (Ed e Lorraine) que vão para uma casa mal assombrada e se deparam com o caso mais aterrorizante que eles já investigaram.  É um filme que vale muito a pena assistir e que, de certa forma, me deixou com boas expectativas para o próximo que será lançado em 2016.
PS.: O filme é baseado em um caso real (é verdade, gente) conhecido como "Assombração da Família Peron" investigado pelo casal (de verdade) Ed e Lorraine. Pronto, tente dormir em paz depois dessa!

2º. Espíritos

 

E a medalha de prata vai para mais um filme de terror asiático. Se nas indicações anteriores que fiz eu cheguei a ficar 3 dias sem dormir, depois que assisti o filme Shutter (Espíritos, 2004) fiquei 2 semanas pedindo para meus pais deixarem a porta do quarto aberta e a luz do corredor acesa. O filme consegue prender sua atenção desde o começo, quando fica reproduzindo todas aquelas fotos que mostram um vulto de alguém atrás (só de lembrar já começo a ficar assustada). O enredo é excelente e diferente dos padrões usuais que estamos acostumados (que geralmente envolvem uma casa mal assombrada que basta ir embora para se livrar dos espíritos). Confesso que no dia que aluguei esse filme para ver, eu fiquei extremamente arrependida depois por conta do medo que me causou. É um filme digno de competir com o 1º lugar, mas nessa lista, ficará como o 2º colocado.


1º. O Exorcista (1973)



E o merecidíssimo primeiríssimo lugar vai para The Exorcist (O Exorcista, 1973). Eu estava pensando no que escrever sobre o consagrado melhor filme de terror de todos os tempos, quando eu escutei um barulho vindo da sala, ou seja... é um filme que já gera uma espécie de paranoia só de comentar sobre ele. Eu lembro que esperei para ver esse filme já grandinha (com 19 ou 20 anos) e, mesmo assim, ele me causou um medo que nenhum outro filme de terror havia me causado antes (ok, talvez Espíritos). Para quem nunca assistiu por medo, o filme é baseado no livro de William Petter Blatty e é sobre uma menina de 12 anos que foi possuída pelo demônio. Há boatos de que o livro foi inspirado em uma história real de um menino que foi possuído aos 14 anos em 1949. Para mim, O Exorcista de 1973 chega a ser mais assustador do que O Exorcista - O Início, lançado em 2004, pelo fato de que, naquela época, não havia produção de efeitos especiais. É um filme que é puramente maquiagem e encenação dos atores e, mesmo assim, conseguiu permanecer por mais de 40 anos como sendo o filme mais assustador que foi produzido até hoje. Na verdade, não recomendo assistir.

Espero que tenham gostado desse top 10 que fiz. Claro que há muitos outros filmes de terror que eu ainda não vi, mas acredito que muita gente vai concordar com muitos que coloquei nessa lista. Bom Halloween para você que ficou em casa e bom filme!

Um comentário:

  1. Realmente Renata, sua lista ficou bem diferente da minha! hahaha
    A sua também tem filmes ótimos! Eu adorei o exorcismo de Emily Rose por exemplo.
    Já estou seguindo seu blog.
    Beijos.
    http://pricity.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Web Analytics